quarta-feira, 9 de abril de 2014

Regulamento

taça  metropolitana de futebol amador


 REGULAMENTO GERAL


1) Da fórmula de disputa:

a)      A competição contará com dez (10) equipes;           
                                       
b)     Na primeira fase da competição, jogam todos contra todos em partidas apenas de ida, classificando-se os seis (6) primeiros colocados;

c)      As equipes que se classificarem em 1º e 2º lugares garantem vaga automaticamente para as semifinais.

d)     Critérios para desempate na primeira fase:
-  Confronto Direto
-  número de vitórias;
- saldo de gols;
- gols prós;
- sorteio.
e)      As 6 (seis) equipes classificadas se enfrentarão em jogos de ida e volta de acordo com os seguintes cruzamentos.

Quartas-de-Finais: Partidas de Ida
QF1: 6º colocado  x 3º colocado
QF2: 5º colocado  x 4º colocado

Quartas-de-Finais: Partidas de Volta
QF1: 3º colocado  x 6º colocado
QF2: 4º colocado  x 5º colocado

Semifinais: Partidas de Ida
SF1: QF1 x  1º colocado
SF2: QF2 x  2º colocado

Semifinais: Partidas de Volta
SF1: 1º colocado x  QF1
SF2: 2º colocado x  QF2

GRANDE FINAL

SF1xSF2

F) Os critérios de desempate, para indicar o clube classificado quando houver igualdade em pontos ganhos ao final das duas partidas de cada cruzamento serão os seguintes, aplicáveis à fase e nessa ordem:

-  Maior saldo de gols;
-  Maior número de gols pró assinalados no campo do adversário;
- Cobrança de pênaltis
Obs: A final vai ser disputada em partida única em campo a ser definido pela organização. Caso a partida termine empatada o jogo irá direto para cobrança de pênaltis.

2) Dos jogos:
a) Os jogos serão realizados nos campos e horários das equipes participantes e o time mandante fica encarregado de marcar e confirmar o horário do campo, avisar o possível cancelamento com antecipação e fornecer pelo menos duas bolas para a partida.
b) As despesas referentes ao aluguel do campo e da contratação dos árbitros serão divididas em 50% para cada equipe.
        c) A equipe  mandante deverá fornecer pelo menos duas bolas para a partida.Se a equipe mandante não apresentar duas bolas e o jogo for realizado com as bolas da equipe visitante a  mesma deverá fornecer as bolas em forma de aluguel, o valor será de R$ 20,00 por bola emprestada. Caso as bolas sejam danificadas ou perdidas a equipe mandante fica obrigada a ressarcir a equipe visitante em R$ 100,00 por bola.
        d) Equipe que não comparecer a um jogo marcado perderá por WO(1x0) e perderá 3 pontos na tabela. Também fica obrigada a custear as despesas do seu adversário e fica passível de possíveis punições da organização.
        e) A tolerância máxima para o início dos jogos será de 30 minutos após o horário marcado. Após este período, a equipe que estiver no campo será declarada vencedora do jogo pelo placar de 1 x 0 (WO).

        f) Equipe com jogo atrasado que não joga na data de recuperação leva WO. Mandante que não providencia/organiza o jogo atrasado na data para recuperações de jogos leva o WO também.

        g) Os jogos poderão ser disputados nos sábados, das 12 hs até às 16 hs (início do jogo). Fora desses horários, somente de comum acordo entre as duas equipes. As equipes mandantes devem comunicar aos seus adversários e à arbitragem o dia e horário do jogo com pelo menos 5 dias de antecedência.

    h) Não há limites de substituições. O jogador que for substituído não poderá retornar à partida..

    i) As partidas terão a duração de noventa (90) minutos (45x45) com (10) minutos de intervalo.

3) Da arbitragem:
a) A arbitragem deverá ser composta obrigatoriamente por trio.
b) Deverá ser solicitado ao árbitro que em conjunto com os representantes da equipe faça uma súmula do jogo com todos os detalhes da partida, autores dos gols, numero de cartões amarelos, vermelhos e todos os fatos decorrente da partida. Por motivo de força maior o árbitro não fizer a súmula, cabe as equipes em paralelo enviarem a súmula para a organização.
c) Cabe ao árbitro enviar a súmula para a organização. Por motivo de força maior o árbitro não poder enviar, a equipe mandante fica responsável pelo envio. O clube visitante pode fazer vistas ao documento.

4) Cartões:
a) Não há suspensão por acúmulo de cartões amarelos.
b) Cartão vermelho o atleta deverá cumprir suspensão automática de um jogo no jogo seguinte.

5) Inscrição:
a) Cada equipe deverá pagar até o dia 01/12/2013 o valor de R$350,00 .
b) Parte da quantia arrecadada servirá para compra de troféus e medalhas e outra parte servirá para subsidiar um estádio profissional para a grande final.
c) Cada equipe poderá inscrever um numero ilimitado de atletas até o final da primeira fase. A relação com nomes e números da carteira de identidade dos atletas deverá ser encaminhada para o e-mail da organização ate Sexta-Feira ao Meio-dia antes da rodada  a ser disputada. A listagem com o nome dos atletas inscritos será divulgada ate Sexta-Feira as 22horas.
d) A equipe adversária é responsável pela conferência da documentação no dia do jogo momentos antes da partida. Cada equipe confere a documentação de seu adversário.

e) Atleta inscrito por uma equipe não poderá atuar por outra equipe.

6)Premiação:
a) Caberá á equipe organizadora ofertar os prêmios, ou seja, troféus e 30 medalhas para os 1º e 2º lugares e troféu para o goleador e goleiro menos vazado que será apurado pelo o menor número de gols sofridos pela equipe que ele representa.

7)Penalidades:
a) Jogador não inscrito ( ou suspenso por expulsão) que jogou: se sua equipe perdeu a partida, mantém o resultado. Se sua equipe empatou ou venceu a partida, o resultado será anulado e o resultado será de WO ( 1 a 0 ) a favor do seu adversário. Além disso, a equipe perde 3 pontos. Estas penalidades serão aplicadas administrativamente, após comprovada a ocorrência.

b) Qualquer equipe que se sentir prejudicada por alguma ocorrência não prevista poderá encaminhar um protesto a organização que se reunirá com os responsáveis para deliberar sobre os fatos.
c) Atleta expulso que for citado em súmula por agressão física ao adversário ou a equipe de arbitragem será julgado e estará sujeito a eliminação da competição.A equipe que criar confusão generalizada ( briga da maioria dos atletas), e também citada em súmula será julgada e sujeita a eliminação da competição, não cabendo qualquer tipo de recurso.
        d) Dirigentes, atletas e torcedores identificados com a equipe que está jogando e citados em súmula; que promoverem ou participarem de distúrbios durante ou após o jogo, dentro ou fora de campo, terá a participação de sua equipe sumariamente cassada se a mesma não evitar os transtornos causados.

        e) A retirada intencional da equipe de campo acarretará na eliminação da taça.

8) Das disposições gerais:
a)      A organização considera todo atleta inscrito no presente campeonato em perfeitas condições físicas e mentais, portanto não se responsabilizando por acidentes, danos pessoais ou materiais, próprios ou a terceiros, antes, durante ou depois dos jogos.

b)     Nenhum participante poderá alegar desconhecimento de qualquer decisão referente ao presente regulamento.

c)      A organização tem poder de vetar campos, se os mesmos não estiverem de acordo com as boas práticas de higiene e condição apropriada para disputar uma partida de futebol.

d)     Os casos omissos no presente regulamento serão resolvidos em reuniões com os devidos representantes.

e)      O regulamento poderá sofrer alterações desde que aprovadas no primeiro Congresso Técnico.

f)       As equipes que não participarem das convocações para reuniões, teram que acatar o que for decidido pelo grande grupo presente na mesma.


A competição visa somente o jogo de Futebol.

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